Parceiros do projeto DEGREN visitam o País Basco para conhecer a sua estratégia de Ecodesign
A visita teve por objetivo conhecer por perto o ecossistema Basco de Ecodesign, consolidar as relações e criar sinergias e vínculos estratégicos.
Durante os dias 19 e 20 de Novembro de 2018, Técnicos do projeto DEGREN (DEsign & GReen ENgineering) da Região de Extremadura visitaram vários entes públicos e privados ligados ao ECODESIGN no País Basco, região líder nesta área a nível europeu.
Representantes dos parceiros INTROMAC, Universidad de Extremadura, Colégio Engenheiros Industriais da Extremadura e FUNDECYT-PCTEx puderam conhecer em primeira mão a política ambiental vigente e a estratégia através da qual articular a cultura de sustentabilidade ambiental presente na região do País Basco.
Os conhecimentos adquiridos durante a visita serão muito úteis na conceção do futuro Centro Transfronteiriço de Inovação Empresarial em Ecodesign na EUROACE, que será criado no âmbito do projeto DEGREN.
Entre os centros que foram visitados está IHOBE, a sociedade pública de gestão ambiental do Governo Basco e responsável pela implementação de várias ações que tornaram esta região um ponto de referência na Europa a nível de Ecodesign.
A IHOBE faz também parte do Basque Ecodesign Center e do Basque Ecodesign HUB, ambas iniciativas de colaboração público-privada entre o Governo Basco, universidades e diversas empresas privadas, com o intuito de promover e desenvolver o Ecodesign na região.
Finalmente, para perceber como aplicar o ECODESIGN no setor agroalimentar, os parceiros visitaram o centro tecnológico NEIKER-Tecnalia, e grande importância no setor e com experiência nesta área.
As conclusões obtidas durante esta visita de estudo apoiarão o processo de conceção do Plano Estratégico e de Internacionalização do futuro Centro Transfronteiriço de Inovação Empresarial em Ecodesign, através de uma nova abordagem baseada em referências reais e histórias de sucesso.
DEGREN é um projeto financiado pela PO Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.