I Jornadas Técnicas sobre Ecodesign em Portugal
No dia 13 de dezembro realizaram-se as I Jornadas Técnicas de Sensibilização Ambiental sobre Ecodesign em Portugal (no Hotel Meliá em Aveiro), enquadradas na Atividade nº2 – Capacitação e Serviços sobre Ecodesign a empresas do Projeto \”DEGREN\”.
Nestas Jornadas Técnicas, onde estiveram presentes entidades de diferente índole (empresas, centros tecnológicos e institutos), foram discutidos temas relativos à inovação e modelos de negócio baseados no Ecodesign e na Economia Circular.
Victor Ferreira, do Cluster Habitat Sustentável, apresentou o projeto Degren e o objetivo das Jornadas Técnicas de Sensibilização Ambiental sobre Ecodesign. Além disso, foi também o responsável pela moderação da sessão de debate, na qual foram discutidas várias questões levantadas pelos participantes e informou ainda todos os presentes sobre o mapeamento de Recursos e Capacidades de Ecodesign na Região EUROACE, que está a ser desenvolvido pelos parceiros do projeto, incentivando-lhos à participação no mesmo.
Sílvia Machado da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria falou sobre os desafios da Economia Circular que inspiram o Ecodesign, com um foco especial no setor cerâmico, um dos setores abrangidos pelo projeto Degren.
Marisa Almeida do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro explicou as fases de uma ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), assim como a sua utilidade e alguns casos de estudo e sucesso relacionados com o setor cerâmico.
André Ribeiro da CVR – Centro para a Valorização de Resíduos falou sobre a experiência do CVR com a Economia Circular e o projeto EcoGreenRoof, que tem por objetivo principal o desenvolvimento de eco-materiais para coberturas verdes.
E por fim, Alexandre Kumagai, designer da empresa De La Espada, partilhou com os presentes os campos de intervenção no desenvolvimento de produtos relacionados com a sustentabilidade.